União Cultural

Para a União Cultural, o aprendizado da língua inglesa pode ser o ponto de transformação na vida de qualquer pessoa, dando a ela maiores oportunidades no âmbito profissional, além de ampliar seus conhecimentos, autoestima e confiança nos momentos em que falar inglês é essencial, seja no trabalho ou em uma viagem.

Reconhecida pela Embaixada Americana como Centro Binacional de excelência no ensino da língua inglesa, a União Cultural está, há mais de 70 anos, transformando vidas por meio da inovação de sua metodologia.

A escola possui cursos para expandir o conhecimento e a capacidade de alunos de todas as idades, ajudando a conquistar um futuro promissor e de sucesso. Seus professores são altamente qualificados e, além de possuírem certificação internacional de proficiência no idioma, participam constantemente de workshops de atualização da metodologia promovidos em parceria com editoras internacionais.

a-escola-img-1

Missão

Impactar positivamente a vida das pessoas por meio do idioma, contribuindo para as suas realizações pessoais e profissionais.

História

Em 1938, em meio a movimentos de defesa da democracia e da liberdade em que vivia o meio acadêmico paulistano, Domingos Machado, um estudante que cursava o último ano da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), cheio de convicção e entusiasmo, fundou o Instituto Universitário Brasil-Estados Unidos, que futuramente daria origem a atual União Cultural. Seu objetivo era promover a aproximação das culturas norte-americana e brasileira, estreitando as relações de amizade e de respeito entre os dois países e a confraternização entre seus povos.

Para fomentar esta união, deu-se início aos cursos de línguas com a tarefa de ensinar inglês para brasileiros e português para americanos em uma época em que quase não havia escolas de idiomas. Os cursos foram ministrados pela professora norte-americana, Sra. A. C. Newman, que implantou um método de ensino da língua inglesa usado com muito sucesso nos Estados Unidos: o Basic English, que privilegiava a leitura e a escrita.

A excelência acadêmica, com atualização constante dos métodos pedagógicos e investimentos no aperfeiçoamento de nossos professores, sempre fez parte da nossa identidade. Utilizamos também de tecnologia para proporcionar aos nossos alunos a melhor experiência de aprendizado possível.

Desde 1960, a União Cultural prioriza, em seu modelo pedagógico, a organização de turmas reduzidas para um melhor aproveitamento por parte dos alunos. Nos anos 1980, iniciou um novo modelo didático: a abordagem comunicativa. Privilegiando a conversação, o sistema tornou as aulas mais dinâmicas e participativas, criando uma abordagem que enfatiza a comunicação. A estrutura gramatical é apresentada estimulando os alunos a se comunicarem a partir da estrutura fornecida e usar o máximo de vocabulário que já possuem.

Atualmente, localizada à Rua Teixeira da Silva, 560 1ºandar, a escola é gerida pelo Instituto Educacional União Cultural, instituição que faz parte da Fundação Ezute, uma organização sem fins lucrativos que presta serviços intensivos em conhecimento e que se coloca como parceira para apoiar na gestão, concepção, especificação, planejamento e implementação de projetos complexos, participando do desafio de identificar e interpretar necessidades.

Acreditamos que o estudo da língua inglesa é um meio para a realização dos sonhos dos alunos. A meta da União Cultural não é simplesmente ensinar inglês, mas impulsionar a vida das pessoas contribuindo para as suas realizações pessoais e profissionais.